É da tradição são joanina bracarense que terminem os festejos depois da meia noite com fogo-de-artifício, lançado do monte do Picoto. É tradição que arda o monte no fim. É tradição os bombeiros estaram lá desde o início com os pirotécnicos. Óptimo. Mas depois da semana que tivemos, depois da proibição dos balões de S. João, e sabendo que é sempre assim, não poderia a comissão de festas do S. João de Braga ter cancelado o secular fogo, dadas as circunstâncias?

Este ano, cheia de fogo nos olhos, não fiquei maravilhada com o espectáculo. Fiquei mal-disposta e incrédula. Chamem-me velha do Restelo que não importa. Se o que ardeu foi só mato, ainda bem. ah, todos os anos é assim, é um clássico do S. João, ainda mal. Se todos os anos é assim e não é bem, porquê continuar? Não faz mal, é só mato.

Se o que se pretende para o Picoto é que seja o “maior parque urbano de floresta autóctone”, é bom que as coisas mudem. Este ano, o que ardeu foi mato, biomassa.

Ontem à noite os estragos pareciam maiores do que hoje de manhã : mas o mirante e os passadiços de madeira não arderam por pouco.

Se mais tivesse ardido, já não era só mato, era “um investimento de 3,2 milhões de euros (QREN, 2013)” para reabilitar o Parque do Picoto, que tem “cerca de 22 hectares de área verde”, que era oferecido ao fogo.

[By the way, a segunda fase deste projecto não deveria já estar pronta?]

Se o que se pretende para este espaço da cidade é que seja “o maior parque urbano”, não  vamos continuar a lançar dali fogo, pois não?

É certo que lá temos dois reservatórios de água, Picoto Baixo/Picoto Cima, para abastecimento de água à população. É certo que pode este ser usado para apagar fogos. Mas não vamos desperdiçar recursos, pois não?

pano©miranda.jpg

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s