Entre 2003 e 2009, muito irregularmente, cochinilha serviu à sua autora de bloco de notas para apontar as ligações web com informação ligada à fotografia – e data de Março de 2011 o início de uma actualização mais assídua. Sentiu-se na obrigação de explicar o nome escolhido. Primeiro, começou a tímida blogger por dizer que … a cochinilha designa um pequeno insecto parasita do qual se extrai uma tinta escarlate, o carmim… cochinilha é carmim… e carmim é…

E deixou por vários anos as reticências em suspenso, até que fez dois statements: um primeiro, doce, e um segundo, amargo, como se estivesse zangada consigo própria, sempre à volta do carmim carmesim quermes cochinilha escarlate. Este blogue chama-se cochinilha porque não se chama carmim! E entre um post e outro foi de novo ao dicionário.
* car·mim * car·me·sim *

1. Substância corante muito viva que se extrai de certos vegetais.
2. Cor vermelha muito viva.
3. Gradação muito carregada da cor vermelha.
* co·chi·ni·lha *
1. nome dado a certos pulgões, muitas vezes prejudiciais às plantas cultivadas. (Uma espécie mexicana forneceu durante muito tempo um corante, o carmim.)
2.
pequeno inseto hemíptero, da ordem dos coccídeos, parasita de muitas árvores frutíferas, do qual se extraía o carmim.
3. inseto da América tropical (Coccus cacti) de onde se extrai uma tinta vermelha carmim, utilizada como corante de preparados médicos.

E eis que ao fim de tantos anos, o mistério se vê resolvido: o blogue tem o nome de cochinilha porque o carmim vem da cochinilha. E o carmim era o pigmento usado pelos fotógrafos de antigamente para retocar as fotografias feitas em negativos de vidro. Muito usado nos retratos, o carmim era aplicado sobre o vidro, permitindo suavizar, principalmente, a zona do rosto.

Para finalizar, esta memória da história da cochinilha não ficaria completa sem a referência da existência de uma outra plataforma virtual que se chamou … o retrato carmim!

carmim
negativo de vidro suavizado com carmim © colecção particular da autora

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s